sábado, 20 de agosto de 2011

AIS - SERVIÇO DE INFORMAÇÃO DA AERONAUTICA

Sei que muitos devem ficar se perguntando e as vezes até vislumbrados com a quantidade de aviões comerciais que cruzam os céus de Carangola e arredores. Descobri o AIS serviço de informações da Aeronáutila. Descobri também que aqui é a área L2. Abri um arquivo em PDF que tem as rotas da área L2 que é basicamente toda a região sudeste. Quebrei a cabeça mas não consegui nossa localização no mapa pois o mesmo tem somente as rotas. Tai pra quem também tem a curiosidade e quiser quebrar um pouco a cabeça... siga este link http://www.aisweb.aer.mil.br/arquivos/cartas/E48AC4F3-C7D4-4F8C-BEE14CFA245DD9B6.pdf ou se preferir dar uma olhada no site do AIS entre em http://www.aisweb.aer.mil.br. Se alguém descobrir algo interessante deixa ai pra gente. Marcio

7 comentários:

  1. Onde você escreveu "rotas", o correto é "aerovias". Uma rota é um conjunto de segmentos (coincidentes ou não com aerovias inteiras ou com partes de aerovias) que "constrói" a trajetória que a aeronave percorrerá, durante sua circulação pelo espaço aéreo. Em outras palavras, a rota é o trajeto que a aeronave percorre no espaço aéreo. O que as cartas exibem são aerovias (espécies de "estradas" situadas no espaço aéreo).

    ResponderExcluir
  2. O Aeroclube de Carangola não aparece na L2 porque a L2 é uma ENRC (carta de rota), ou seja, uma carta cuja finalidade é apresentar as aerovias presentes em determinada porção do espaço aéreo brasileiro, para que os pilotos construam as rotas que pretendem voar (usando trechos de aerovias e, eventualmente, segmentos de reta fora de aerovias).
    Enfim: a ENRC não tem por finalidade plotar (apresentar visualmente) a posição geográfica de aeródromos.

    ResponderExcluir
  3. No Brasil não existe carta aeronáutica que apresente uma plotagem dos aeródromos (até mesmo porque a lista de aeródromos em atividade está frequentemente mudando). Ao invés disto, o Comando da Aeronáutica expede uma publicação aeronáutica nacional denominada ROTAER, na qual constam todos os aeródromos (públicos e privados) autorizados a funcionar, no Brasil.

    O ROTAER pode ser consultado na AISWEB (www.aisweb.aer.mil.br)

    ResponderExcluir
  4. Atualmente, o Aeroclube de Carangola não está presente no ROTAER. Há algumas causas possíveis para isto:
    1) O referido aeroclube não é objeto de registro na ANAC, tendo em vista não ocorrer nele a movimentação de aeronaves de transporte de pessoas e/ou cargas.

    2) O aeroclube é objeto de registro na ANAC, porém o proprietário não tem conhecimento desta obrigação legal. Neste caso, sugiro entrar em contato com a SIA (Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária) da ANAC e pedir orientações sobre como proceder para regularizar a situação do aeroclube.

    ResponderExcluir
  5. Caso saiba as coordenadas geográficas do aeroclube de Carangola, pode-se acessar a Extraer (www.extraer.com.br) e inserir as coordenadas geográficas do aeroclube diretamente no aplicativo SAIP ou ICaRo. O website é bem fácil de usar, muito intuitivo. As coordenadas devem ser informadas neste formato: GGMMSSGGGMMSS, em que GG são os graus com 2 dígitos, GGG são os graus com 3 dígitos, MM são os minutos, SS são os segundos, é a latitude (N ou S) e é a longitude (E ou W).

    Exemplo: para a coordenada 23º 15' 45'' Sul 046º 18' 36'' Oeste, digita-se 231545S0461836W

    Uma forma simples de fazer isto, na Extraer, é acessando o ICaRo:

    http://www.extraer.com.br/ICaRo04/BaseIFS.php

    Daí clique no botão "IFR Low" (que vai carregar a ENRC do espaço aéreo inferior), em seguida clique no botão "Plotagem", depois em "Inserir Ponto", daí digite um nome (no campo "Rótulo"), "cole" aquelas coordenadas no campo "coordenadas", selecione o estilo de ponto (eu costumo usar o marcador puntiforme, mas pode-se selecionar o da esquerda, em formato de "mira"), clique num dos quadrados coloridos para definir a cor do ponto, e então clique no botão "Inserir".

    No painel à esquerda, aparecerá o item que acabou de ser plotado na carta. Para acessá-lo,clique sobre o ícone dele (ponto colorido à esquerda do nome que você digitou no rótulo). A carta automaticamente se deslocará para o local em que o ponto está plotado, na carta.

    Usando-se as coordenadas geográficas do aeroclube de Carangola no ICaRo, será possível visualizá-lo em relação às aerovias que passam nas proximidades do aeroclube.

    ResponderExcluir
  6. Todo aeródromo público -- caso dos aeroportos -- precisa passar por um processo analítico da ANAC. Isto é denominado "homologação". Já os aeródromos privados -- caso dos helipontos, das pistas particulares de pouso e decolagem de aviões etc. -- também passam por um processo analítico da ANAC, porém o processo é mais simples e denomina-se "registro".

    A ANAC disponibiliza a listagem dos aeródromos públicos atualmente homologados:

    http://www2.anac.gov.br/arquivos/pdf/aerodromos/AerodromosPublicos.xls

    Também disponibiliza a listagem dos aeródromos privados atualmente registrados:

    http://www2.anac.gov.br/arquivos/pdf/aerodromos/aerodromosPrivados.xls

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem para o Clube de Aeromodelismo de Carangola